Deprecated: strpos(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in /home/u459596069/domains/sitioaborigene.com.br/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/loop-builder/module.php on line 204
Agrofloresta – Sitio Aborigene – Agricultura Regenerativa Ecoturismo Hospedagem Agrofloresta Apicultura Meliponicultura Fungicultura

Agrofloresta

Agrofloresta ou Sistema Agroflorestal – SAF é um sistema que reúne as culturas agrícolas com as culturas florestais.

Plantações de florestas para suprir as necessidades do homem. Usa a dinâmica de sucessão de espécies da flora nativa para trazer as espécies que agregam benefícios para o terreno assim como produtos para o agricultor.

A agrofloresta recupera antigas técnicas de povos tradicionais de várias partes do mundo, unindo a elas o conhecimento científico acumulado sobre a ecofisiologia das espécies vegetais, e sua interação com a fauna nativa.[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-heart” add_icon=”true” title=”Importância” tab_id=”1485770711702-2fc70eb7-ce31″][vc_column_text]Os sistemas agroflorestais podem ser caracterizados por três princípios básicos; o ecológico, o social e o econômico. O princípio ecológico diz respeito ao melhor aproveitamento dos recursos permitindo maior sustentabilidade ao sistema, que é conferida pela multiestratificação de copas e do sistema radicular e pela maior diversidade biológica de espécies com usos e funções múltiplas. Além da eficiência dos sistemas agroflorestais na proteção contra erosão e na recuperação de solos marginais e/ou degradados, na ciclagem de nutrientes e na maior sanidade conferida pela manutenção da diversidade biológica, diminuindo a utilização de agroquímicos. Além da produção de outros serviços ambientais, como sequestro de gás carbônico, e conservação da biodiversidade. O princípio social está relacionado a sedenterização do homem ao campo, melhor distribuição na utilização da mão-de-obra ao longo do ano e pela produção de maior número de serviços e produtos para consumo humano contribuindo para a segurança alimentar. O princípio econômico está ligado à maior estabilidade conferida pela diversificação de produtos e dos ingressos financeiros distribuidos no decorrer do ano e maior possibilidade de agregação de valor.

A sustentabilidade conferida por esses três principios básicos fazem com que os sistemas agroflorestais representem uma alternativa de manejo agroecológico para recuperação de áreas de degradadas.

0