5 – Bambu e Bioconstrução

[vc_row][vc_column][vc_tta_tabs color=”vista-blue” active_section=”1″][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-quote-left” add_icon=”true” title=”Definição” tab_id=”1485770682537-d8e94dc4-1f32″][vc_column_text]Bambu é o nome que se dá às plantas da subfamília Bambusoideae, uma da família das gramíneas (Poaceae ou Gramineae). Essa subfamília se subdivide em duas tribos, a Bambuseae (os bambus chamados de lenhosos) e a Olyrae (os bambus chamados herbáceos).

Bioconstrução é o termo utilizado para se referir a construções onde a preocupação ecológica está presente desde sua concepção até sua ocupação. Já na concepção, as bioconstruções valem-se de materiais que não agridam o ambiente de entorno, pelo contrário: se possível, reciclam materiais locais, aproveitando resíduos e minimizando o uso de matéria-prima do ambiente. Todo projeto foca no máximo aproveitamento dos recursos disponíveis com o mínimo de impacto.

 

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-heart” add_icon=”true” title=”Importância” tab_id=”1485770711702-2fc70eb7-ce31″][vc_column_text]Bambu – Uma planta Renovável
Por se tratar de uma planta tropical renovável e que produz anualmente sem a necessidade de replantio, o bambu apresenta um grande potencial agrícola. Além de ser um eficiente sequestrador de carbono, apresenta excelentes características físicas, químicas e mecânicas. Também o bambu é o recurso natural que se renova em menor intervalo de tempo, não havendo nenhuma outra espécie florestal que possa competir com ele em velocidade de crescimento e de aproveitamento por área.

Bioconstrução – Amor pela Natureza
O desenvolvimento Humano e a sua interação com o Planeta Terra dependem fortemente do planejamento sustentável e de uma construção mais sensível e consciente, sintonizada com o Lugar. O que se pretende é uma construção que não cause impacto ambiental negativo, gerando desenvolvimento sustentável sem esgotar os recursos do planeta e favorecendo a saúde, os processos evolutivos da Vida, bem como biodiversidade.[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-smile-o” add_icon=”true” title=”Na Prática” tab_id=”1485770682540-3ea69b58-3928″][vc_column_text]editando …

> construida caldeira para cozimento de bambu no vapor (tratamento natural)

> estamos colhendo e efetuando manejo em touceiras existentes de bambusa vulgaris(bambu verde mais comum, guadua tagoara (taquaroçu)  e Merostachys multiramea (taquara lixa)

> efetuado plantio de diversas espécies como bambusa vulgaris vitata, bambusa tuldoides, guadua angustifolia, dreadocalamus asper e outros.

> bioconstrução com terra …

> bioconstrução com pedra …

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-picture-o” add_icon=”true” title=”Fotos” tab_id=”1485770713838-0365c9ab-1acb”][vc_column_text][Best_Wordpress_Gallery id=”9″ gal_title=”5-bambu-e-bioconstrucao”]

[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_tabs][/vc_column][/vc_row]

0